quarta-feira, 19 de junho de 2013

DIFERENÇA ENTRE LIVING HISTORY, HISTORICAL REENACTMENT E REVIVALISMO HISTÓRICO

LIVING HISTORY: Em tradução literal "História Viva".
É uma atividade que incorpora ferramentas históricas, trajes e uma apresentação interativa que busca dar aos observadores e participantes uma sensação de voltar no tempo. Não buscam necessariamente reviver um evento específico embora possam algumas vezes incorporar isto. 
É comumente usado como método educativo em museus, locais históricos e grupos que visam educar pessoas sobre períodos históricos, estilos de trajes, passatempos, artesanato ou simplesmente para transmitir a sensação da vida cotidiana de uma determinada época da história. Costuma envolver atividades cotidianas como cozinhar, limpar, assistência médica, habilidades específicas e artesanato. Dependendo do período histórico retratado, estes podem incluir costura, tear, tecelagem ou tapeçaria, tingimento de tecidos, cestaria, fazer corda, fazer couro, sapataria, soprar vidro, serralheria, entre outros. As técnicas são as mais autênticas possíveis.
No Living History, os participantes não seguem um roteiro pré estabelecido, mas existem dois tipos de interpretação entre seus adeptos: interpretação na primeira pessoa (a pessoa tem que incorporar o personagem até o fim do evento) ou em terceira pessoa (ela pode abandonar o personagem ocasionalmente para tirar dúvidas dos presentes).
Os grupos deste tipo de atividade se organizam em um acampamento ou área de um evento, tendo uma área separada para as atividades de reconstituição de combate. Como alguns eventos são didáticos, visando ensinar o público, é comum que as sessões de artesanato funcionem como "aulas práticas" aos visitantes.
O Living History pode ser uma ferramenta para educar as pessoas sobre temas históricos, pois dá aos visitantes uma sensação do modo de vida da época escolhida.



HISTORICAL REENACTMENT: Em tradução literal "Reconstituição Histórica".
É uma atividade educacional ou de entretenimento em que os participantes seguem um roteiro pré estabelecido para recriar aspectos de um evento histórico ou período, na maioria das vezes eventos cívicos ou um compromisso militar, um momento específico de uma batalha. 
Os reenactors gostam que seus trajes e atividades pareçam autênticos, interpretam personagens e seguem roteiro. Porém, os Reenactors mais exigentes por vezes ridicularizam os reenactors com roupas imprecisas, anacrônicas ou que fizeram pouca pesquisa histórica. Os reenactors valorizam a pesquisa completa e prezam por uma experiência de "imersão" nos eventos, tentando viver, tanto quanto possível, como alguém do período escolhido, o que inclui comer somente a comida da época ou da região, usar as roupas íntimas do períodos reconstituídos e "ser" o personagem durante todo o evento. A exigência por esta fidelidade histórica muitas vezes faz com que  os reenactors optem por fazer eventos menores ou em campos separados dos grandes eventos somente com a participação de outros reenactors exigentes.


REVIVALISMO HISTÓRICO: É o desejo ou tentativa de reviver costumes e tradições do passado.
O Revivalismo é uma tendência natural ocorrida nas artes e na sociedade que visa produzir escapismo, retomada e retorno à um período histórico e suas tradições, princípios e raízes tornando-se assim uma revolução retrospectiva para a nossa época. Age de modo positivo e restaurador, revive e preserva os hábitos aristocráticos. O Revivalismo não tem a obrigação de ser historicamente fiel porque o próprio nome já diz que "revival" é releitura. O principal componente do revivalismo é a nostalgia de uma época em que não se viveu, uma questão de imaginar como seria e reinterpretar livremente.
Originalmente os hábitos aristocráticos são os escolhidos para reviver - exatamente pela idéia de fuga dos males do presente e não como menosprezo aos pobres e nem como menosprezo à história. O Revivalismo tem um resgate parcial, idealizado e tende a resgatar apenas os acontecimentos considerados positivos do passado.






                                           Rommel Werneck

4 comentários:

Anônimo disse...

entendi o significado de revivalismo historico - resumindo seria selecionar algumas coisas do passado né? o tal do retro utopismo que vcs falam na entrevista da sp antiga. Mas nao entendi a diferença entre living history e reenactnent. pelo que li parece a mesma coisa.

Picnic Vitoriano SP disse...

Tente reler o texto porque as sutis diferenças são citadas.
Vou tentar citar diferenças básicas:
LIVING HISTORY:
- apresentação interativa com o público visitante do evento apresentando mini cursos aos participantes;
- não seguem um roteiro pré estabelecido no evento;
- não revivem um evento específico da história e sim uma época no geral

HISTORICAL REENACTMENT:
- Não é interativo com o público, os grupos fazem apresentações e o público assiste;
- seguem um roteiro pré estabelecido;
- revivem um evento específico da história, especialmente cenas de batalhas.

Anônimo disse...

O foco do revivalismo é o resgate da moda histórica sem a imersão completa em comportamento, praticas e posturas.

Josette Blanchard Corsets disse...

Gostei muito! ^^

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...