sábado, 26 de novembro de 2016

A MODA EDUARDIANA EM GRANDE HOTEL





Gran Hotel é um seriado policial ambientado entre 1905 a 1907 em um estabelecimento comercial homônimo na costa espanhola. O jovem JUlio Olmedo chega ao Grande Hotel de Cantaloa para saber sobre o paradeiro de sua irmã Cristina, após constatar que se trata de um desaparecimento criminoso, ele consegue o emprego de camareiro para investigar e será auxiliado por Alicia Alarcón, uma das herdeiras do hotel. O detetive Ayala também visita o hotel pois somente nele deve existir uma faca de ouro pela qual um assassino em série está atuando pela cidade. Alicia e Julio se apaixonam e viverão um amor proibido após o casamento da moça com Diego Murquía, o diretor do hotel. 


A produção da emissora Antena 3 revela um acervo rico de uniformes das classes trabalhadoras e a indumentária das classes altas sendo que o ato de assistir ao seriado poderá tornar os revivalistas do Picnic Vitoriano de São Paulo mais conhecedores da moda eduardiana assim como no excelente britânico Downton Abbey. 


A MODA ENTRE 1905 E 1907


Sobre o período eduardiano em geral temos as seguintes postagens:



O período retratado em Gran Hotel é o Mid Edwardian, isto é, o auge da Era Eduardiana e também o último momento de glória da monarquia espanhola na primeira metade do século pois haverá a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Guerra Civil (1936-1939) e a Segunda Guerra (1939-1945).  




1905

1907



Smoking suit 1906





As imagens femininas foram extraídas do Victoria e Albert Museum.Quais as características da moda dessa época? A cintura bem marcada e fina vive seus últimos dias de reinado porque passará a dividir espaço com a cintura império a partir de 1908 embora a cintura volta a seu lugar em 1914,1915 bem menos marcadas. A moda entre 1905 e 1907 ainda celebra a saia projetada para trás e com pregas e as blusas bordadas. Notamos o culto à renda (bem menor do que na virada do século)  e a manga levemente bufante mas não tão bufante como em 1890s. Há também o começo da transparência e os chapéus largos, aspectos que serão mais explorados na década de 1910. O homem usava a casaca, sobretudo ou o paletó, gravata dividia espaço com o cravat e as golas podiam ser em pé ou caídas para os homens com barba. 





ANÁLISE CRÍTICA DA MODA EM GRAN HOTEL



* A partir de 1908 a cintura império passa a ser uma realidade e na montagem acima há um vestido do verão francês de 1907 que já apresenta essa cintura muito sutilmente. A enfermeira Laura Montenegro é a personagem mais moderna do seriado, ela usa mangas curtas e a cintura bem alta dando indícios de como será a moda nos anos seguintes, além do mais, sua família é de fora de Cantaloa e tem relações em Paris. Celia também serve como modelo embora seja uma personagem episódica. 







Javier e Laura




Celia


*A propósito, a vinheta de abertura de Gran Hotel revela a moda império do Late Edwardian em fotografias. 






*A gola em V passa a vigorar somente a partir de 1912, houve quem dissesse que ela era responsável pela pneumonia, entendemos que o Gran Hotel é numa região costeira, mas o traje de Maite no casamento de Javier poderia ser fechado...






* O hábito de mulher fumar publicamente ou em ambiente familiar não era permitido socialmente, somente prostitutas fumavam em público. O capitalismo só vai associar o fumo às mulheres possibilitando tal liberdade nos anos 20. Por isso é de se estranhar que Alícia fume e Diego ache normal. 






* Do mesmo modo, o tailleur era reservado à mulher trabalhadora e não era bem visto para situações mais tradicionais como, por exemplo, o serviço religioso pois era visto como um traje masculinizado. As mulheres trabalhadoras de tailleur no seriado são: Victoria, Angela, Maite, Celia e Teresa.  




* Gran Hotel revela a diversidade do rosto masculino. A cartola e o chapéu palheta são grandes características do período embora raramente apareçam ou nunca no seriado. A cara limpa era reservada aos empregados, é aproximadamente nesse período que se associa limpeza com ausência de barba. Diego usa barba em todo o rosto assim como Gonzalo, Ayala e Javier têm bigode simples, nenhum homem usa o bigode pontudo que foi a grande moda da época. 
A barba de Alfredo é contemporânea, mas também foi usada no Late Victorian, seu traje é bem conservador com o se exige de um marquês e encontramos semelhanças na fashion plate abaixo de 1906.



*Aliás,  a atriz Luz Valdenebro que viveu a esposa de Alfredo, Sofía Alarcón, também trabalhou no seriado espanhol Seis Hermanas de 2015 que é ambientado em 1913. Se você se interessa pela moda do Late Edwardian, essa outra produção e a primeira temporada de Downton Abbey são recomendadíssimas.

Seis Hermanas


* A Era Eduardiana é sempre lembrada pelas glórias do corset, mas vestir os trajes requer prática ou ajuda, é de se estranhar que as hóspedes e membras da família Alarcón se vistam sozinhas, o mesmo com os homens. Lacaios e criadas fazem muitos bem esse trabalho em Downton Abbey. 

* No começo da terceira temporada, a advogada Maite Villegas entra e sai do hotel, visita a casa de um antigo padre e visita o detetive Ayala usando calças justas e estilizadas. Ainda que estivesse em uma missão não-oficial e fora de audiência, o mínimo de decoro é esperado, os ambientes jamais permitiriam isso. As únicas calças destinadas às mulheres eram os calções de ciclistas de 1890s que foram severamente criticados. Em 1908, Paul Poiret fez o figurino da ópera Sheherazade onde apareceram calças, essa moda existiu na década de 10 ainda que fosse criticada, escandalizada e alternativa (V. Sybil Crawley em Downton Abbey)







* Os penteados são belíssimos. O cabelo masculino era curto e preferencialmente lançado para trás, mas a moda do cabelo dividido ao meio já existia, os modelos do seriado são Mateo, Julio, Andrés e Javier. Acerca dos penteados femininos, é importante dizer que os penteados mais volumosos dando a impressão falsa do cabelo ser meio curto são justamente os penteados mais modernos, mais em moda e que farão sucesso em 1910s (Laura, Clara, p. ex.). Os cabelos que estão mais presos são mais conservadores e discretos (p.ex Teresa, Mercedes Rovina, Alicia). 


Laura Montenegro

* Incomoda-me muito ver as mulheres ricas repetirem tanto as roupas, especialmente os trajes noturnos. O vestido abaixo foi usado por Alícia várias vezes, aliás, as personagens confundem trajes noturnos com trajes de dia. 




* Há uma diversidade de uniformes, basta assistir! Abaixo uma camareira: Cristina Olmedo.




* No último episódio, há uma passagem de 2 anos, mas o figurino continua igual exceto o bigode de Julio. 







ALGUMAS FOTOS



































Rommel Werneck


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...