sexta-feira, 14 de novembro de 2014

GUIA FEMININO: COMO SE VESTIR AO ESTILO IMPÉRIO

Para o período império, tema do Chá das Cinco & Passeio Fotográfico 2014, é possível encomendar roupas com costureiras, customizar alguma roupa moderna ou até mesmo usar uma da forma que ela é encontrada, pois o período possui silhueta simples e  peças atuais muitas vezes possuem referência dessa época.

Nesse guia vocês terão alguns exemplos de peças para usar como inspiração para releitura, utilizando peças atuais, ou algo mais histórico, construindo uma peça do zero. Ao final da postagem estarão listados alguns tutoriais para auxiliar quem quiser fazer as próprias roupas ou acessórios. Nas imagens, priorizou-se usar referências autênticas, como peças de museus e quadros e ilustrações da época.

Peças do guarda-roupa feminino:

Vestido




 Essa é uma peça básica e indispensável. O modelo mais simples é o branco, com mangas bufantes curtas, caimento junto ao corpo, e o comprimento na altura do calcanhar ou pés. A cintura precisa ficar logo abaixo do busto.

Dica: é possível usar um vestido que seja todo solto e usar uma fita abaixo do busto para marcar a cintura. Ou acrescentar renda e babado em algum vestido que não seja muito comprido. Um vestido simples pode ser customizado acrescentando-se aplicações e bordados.

Open Robe ou Robe




É uma peça semelhante a um roupão e que é vestida aberto na frente. Pode ou não ter mangas e é preso abaixo do busto. O open robe é uma boa opção para quem quer incrementar um vestido mais simples. É possível por exemplo usar um vestido branco e por cima um open robe colorido e trabalhado.


Reticule


São bolsinhas pequenas que possuíam diversos formatos e eram feitas em tecido ou crochê. Ideal para carregar pertences como carteira e celular durante o passeio fotográfico.

Spencer




Semelhante ao bolero atual, é um casaco curto que termina logo abaixo do busto e geralmente feito em tecidos mais grossos. A influência militar era bastante presente nos spencers da época.

Dica: você pode customizar um casaco moderno, diminuindo o comprimento dele e acrescentando passamanarias e outros detalhes.

Redingote



É um sobretudo, que pode ou não deixar o vestido de baixo aparecer. Sobretudos modernos, desde que não fiquem com a cintura natural marcada (é válido frisar que  cintura abaixo do busto é o que caracteriza a moda da época) podem ser usados como redingotes, customizando principalmente as golas, mudando seu formato, e novamente acrescentando outros detalhes.

Dicas: caso opte por usar um redingote, você pode usar uma chemisette pra simular que está usando um vestido por baixo, como essa aqui.

Penteados



Os cabelos precisam ser presos e no alto da cabeça, geralmente em coques trabalhados, e a franja mais característica é a repartida ao meio e em cachos.

Acessórios para cabeça




Também são indispensáveis. Pode-se usar bonnets, plumas, turbantes, pérolas,tiaras, flores...há uma infinidade de opções e combinações de penteado e acessórios, recomendo buscar referências em quadros da época ou em nossas referencias ao final desse post.

Xales




Os xales eram muito utilizados, e podiam ser feitos em diversas cores, predominando as cores vivas. Seu formato em geral é retangular.

Roupas de baixo 




As roupas de baixo dão uma autenticidade maior ao traje e podem ajudar na composição silhueta. No caso do império, as roupas de baixo também eram leves, consistindo em geral de stays (espécie de espartilho), chemise, e as vezes pantalettes (os precursores dos bloomers, se asemelhavam a calças) e bumpads (almofadas usadas para dar volume em algumas regiões).


Tutoriais  e moldes (a maioria está em inglês mas possuem diversas imagens):

Como escolher tecidos para roupas do império, com exemplos de estampas. 
Como fazer um turbante, imagem.
Molde de reticule
Molde vestido de 1805
Como fazer um bonnet a partir de um chapéu de palha
Como fazer detalhes com cordões em spencers e redingotes (influência militar)

Leituras recomendadas:

Dicas básicas para a reprodução de um traje histórico

Os sete pecados revivalistas: Trajes históricos
Referências históricas em lolita: Império e regência
O século XVIII e XIX: Diretório, império e regência

Links com galerias no pinterest, pra inspiração:


Regency Fashions
1800-30
Empire and Regency: Fashion plates
The Empire silhouete
What Jane wore to the Regency 1795-1824

Chá das cinco



Todas as informações sobre o evento

Página do evento no facebook


4 comentários:

Violeta disse...

Postagem muito boa, só tem um pequeno detalhe, que essas roupas a maior parte é de época renascentista, a época medieval veio antes dessa, apesar de ser um pouco parecido ainda assim tem coisas diferentes da sua postagem. Mas parabéns :*

Febo Vitoriano disse...

@VIOLETA, não entendi absolutamente nada que disseste.

Os vestidos são todos do período império. Não temos nada renascentista na postagem, tampouco medieval.

É conveniente lembrar que no período Late Medieval a cintura império também se fez presente e os vestidos da década de 1820's relembram justamente o fim da Idade Média e a Renascença



Bruna Rafaela Moeller disse...

Oi, uma duvida. Os xales eram de que tipo de material? O que posso usar hoje? E as cores.
Estou fazendo um vestido estilo império com cetim branco como forro e georgete off with por cima. Vou fazer ainda umas aplicações em renda (barra e algumas aplicações ao longo do vestido) em um tom de verde velho(não sei direito o nome). O que acham?

Juliana Lopes disse...

Oi Bruna! Entre os materiais usados para fazer o xale estavam a casimira, lã, e seda.

Hoje você pode encontrar xales feitos em casimira em lugares com produtos indianos, e a lã pode ser encontrada em lojas de tecidos, a sintética vai sair mais em conta e a aparência é a mesma.

Agora sobre a cor...eu já vi xales em muitas cores, não sei se tem uma que era mais usada não. Eu só evitaria tons muito vibrantes e com cara de moderno (como pink ou azul royal).

Acho que a combinação de cores está ótima! Você poderia usar um xale verde musgo por exemplo. Ou ainda em um tom champanhe/bege. As mulheres da época não combinavam taaanto as cores da forma que a gente faz hoje em dia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...