domingo, 1 de dezembro de 2013

DAMAS: COMO SE VESTIR AO ESTILO 1863-1903


 
Chá das Cinco 150 anos do Metrô focaliza o período 1863-1903 e este guia é essencial para as damas que desejam participar do evento.
Sobre trajes infantis, ler a postagem específica: Crianças na Era Vitoriana. Trajes masculinos: Cavalheiros: Como se vestir ao estilo 1863-1903.

Convém lembrar como era a moda no auge e no fim da Era Vitoriana: A Moda na Era Vitoriana. Veja a linha do tempo acima e leia a postagem anexa.

Abaixo, foi desenvolvido um pequeno tutorial a partir de um vestido inspirado em 1880's. Vale lembrar que o vestido ainda não está pronto.
 

   INSPIRAÇÃO:



MATERIAL UTILIZADO:
- 2 ou 3 saias godê, quanto mais, mais eficácia;
- um vestido (na verdade pode ser uma saia rodada, mas usamos um vestido);
- uma camisa social feminina ou masculina um pouco longa, de manga longa (aqui usamos social masculina grande);
- retalhos, pedaços de cortina, tecidos etc.


PROCEDIMENTO

É algo um pouco simples e prático. Trabalhoso, não nego. A propósito, peço desculpas pela qualidade da fotografia, ignorem as cores. Não serão essas, mas usei essas peças para mostrar o formato.
Primeiro nossa modelo vestiu uma saia rodada com um pouco de tule, a saia é curta, o ideal seria que fosse longa.



Por cima, esta longa saia godê sem tule.





A saia de cima, a última. O corpete é elizabetano, mas isso será resolvido.



 Por cima vai a camisa. Ela é muito larga. Não precisa ser uma camisa larga, na verdade é preferível que seja bem justa, mas dificilmente as camisas femininas justas são um pouco longas.... Além do mais a única lilás que eu tinha em casa era essa. 




Na linha vermelha faremos um decote quadrado eliminando a gola (que servirá futuramente como um rufo do século XVI) e cobriremos com babados de renda comprada em armarinhos. Faremos pences e pregas na camisa para acinturá-la, por isso é melhor uma camisa justa. 




Depois colocaremos um pedaço de tecido em torno da saia com cauda.



 É óbvio que a faixa colocada não é muito bonita e é muito curta e nem deve ficar assim caída, mas colocamos deste jeito para exemplificar a forma. A faixa fica um pouco solta na frente, mas atrás não.
Ela forma uma cauda na parte de baixo, mas perto do bumbum deve ficar um pouco armada.


Pode-se obter um bustle com tule. Corte um quadrado, insira tule, e outro quadrado para fechar formando uma almofada. Não esqueça de fazer as tiras para prender, algo mais ou menos assim:


E por cima uma cauda.

Adaptações:
1860's: É talvez a época mais fácil em termos de modelagem, uma longa saia godê com tule ou crinolina. A partir de nosso tutorial é só colocar várias saias com e sem tule para ir armando.

1870's: O bustle é maior, há uma empinação maior do bumbum, estruturar mais a parte traseira e a saia é mais volumosa.

1890's: Saia sem bustle. É uma saia rodada simples. No nosso tutorial bastaria eliminar a almofadinha e a cauda. Mangas bufantes. 


1900's: A fase mais fácil em termos de adaptação. Saia fina na cintura, justa nos quadris. Adornos na ponta. Silhueta em S


Espero que o tutorial tenha ajudado. Dúvidas? Tratem por email ou via inbox no facebook.

Rommel Werneck

Um comentário:

Liliana Rocha disse...

interessante sua esplicação,eu sempre tive curiosidade de saber como era a montagem destes luque!Parabéns pela iniciativa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...