quinta-feira, 19 de julho de 2012

MATÉRIA: II PICNIC VITORIANO DE SÃO PAULO

Sob o dresscode obrigatório, mas amplo, da Idade Média (476 d.C) até a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e Releituras/ Inspirações de praxe, o Picnic Vitoriano São Paulo realizou, no dia 01/07/2012, seu segundo piquenique seguindo os hábitos e costumes do revivalismo histórico. Apenas fotógrafos, assistentes e representantes de veículos de comunicação tiveram o dresscode facultativo, mas mesmo assim a esmagadora maioria aderiu a proposta.
O evento, novamente realizado no Parque Ibirapuera, começou com o convescote às 13h e seguiu com sarau de poesias, apresentação de ilusionismo, música, dança e esgrima. À noite, o grupo esteve no Madame dançando ao estilo revivalista.

O evento deste ano foi bem maior que o I PICNIC VITORIANO. Nosso livro de presenças registrou 102 pessoas, mas estima-se mais presentes, visto que nem todos convivas assinaram o livro. Até o presente momento é o maior público já visto em um evento revivalista no Brasil! Tudo isso, graças à divulgação, parcerias, tutoriais, informações distribuídas no blog e principalmente na página do grupo, onde os participantes tiraram suas dúvidas e trocaram muitas fotos e informações.
Os revivalistas chamaram bastante atenção das pessoas que circulavam pelo parque. Curiosas, não resistiam a parar, observar e fotografar o que acontecia. Como resultado, algumas fotos saíram anacrônicas, misturando pessoas em trajes da moda atual e da moda do passado.

Convescote:

                     Nosso livro de presença, com mais de 100 assinaturas!

Durante as fotografias, tentamos organizar uma "linha do tempo" com os participantes. Não foi fácil, pois os convivas estavam espalhados pelo parque. De qualquer forma, fizemos as fotos com aqueles que conseguimos organizar.

                                   Linha do Tempo: Era Medieval e Renascença:

 Linha do Tempo: Barroco, Rococó e Império:

            Linha do Tempo: Early Victorian, Late Victorian e Era Eduardiana:


Releituras: steampunk, steamgoth, releituras góticas e japonesas:


Várias atrações durante a tarde: Sarau de poesia, show de ilusionismo, música e esgrima!


Declamação de Poesias:


 Ilusionismo com Clayton Heredya:



Música com Quinteto Camaratta:

Esgrima com Frater Pendragon:
  
As atividades no Parque Ibirapuera se encerraram por volta das 17:30hrs. Mas tinha mais! Um baile revivalista na lendária casa noturna Madame. Os participantes com mais energia saíram do parque direto para o baile do Madame, onde o Quinteto Camaratta convidou todos para a valsa. Para ver todas as fotos clique nos links ao final desse post.


PREMIAÇÕES

A organização do PVSP junto das marcas que patrocinaram o evento, premiaram os melhores trajes. Julga-se necessário premiações nessa fase inicial do revivalismo no Brasil porque incentiva e valoriza o uso do dresscode e a pesquisa histórica. Sabemos das dificuldades de recriar um traje de forma 100% histórica, seguindo as formas de costura (vale lembrar que nem máquina de costura exisitia naquelas épocas), tingimentos e modelagens, portanto nossa categoria "Melhor Traje Histórico" premia trajes que mais se assemelham aos originais de época, mesmo que feitos de formas modernas. A categoria "Melhor Releitura" é mais ampla e levamos em consideração que uma releitura é compreender o significado de determinado período histórico e a partir disso fazer sua própria interpretação da época.
A categoria "Melhor Produção de Cena/Objetos" incentiva o uso de utensílios adequados aos picnics históricos.


 
Melhor Traje Histórico Masculino:

1º Lugar: Bebê Vitoriano.Traje infantil vitoriano consistindo de um vestido unissex e pantalettes (calças longas) de algodão. Compreendemos que a criança está de tênis mas consideramos que este é de muita discrição.A originalidade do traje merece ser citada, já que houve o cuidado de trajar a criança de acordo com o dresscode, algo difícil de ser visto nos eventos.
PRÊMIO: Vale compras de 100,00 reais na Josette Blanchard Corsets.


2º lugar: Mosqueteiro Barroco.
Traje mosqueteiro barroco com chapéu capitano de abas largas, tabbard com desenho da flor de lis, camisa estilo Cavalier, botas de couro e espada.
PRÊMIO: Vale desconto de 30% na Coletes Herr Strom.




 Melhor Releitura Masculina:

1º Lugar: Traje Medieval.
Releitura Medieval com túnica lisa até os joelhos nas cores vermelho vibrante e preta (cores contrastantes eram comuns na época). Chausses, sapato moderno com longa ponta que lembra os poulaines da época.
PRÊMIO: Jabot da Loja Belladona.
 
2º Lugar: Traje do fim do século XVIII.
Releitura com peças que remetem à moda do final do do século XVIII, quando as roupas masculinas ganharam uma aparência mais formal e com cores mais sóbrias. Camisa, colete, casaco, gola com babado/jabot, calças justas e coturno dando o ar anacrônico.

PRÊMIO: 50 reais em compras na Ferro Velho Shop.





Melhor Traje Histórico Feminino:

1º Lugar: Traje campestre Rococó.
Ideal para picnics, vestido sofisticado, delicado em estampa floral como as usadas na época, saia com armação de pannier, babados, leque e chapéu enfeitado com laço e pluma.
PRÊMIO:
Vale compras de R$ 150,00 na Josette Blanchard Corsets.

2º Lugar: Robe a la Française.
Tom claro, saia estendida lateralmente com armação de pannier. O vestido tem saia com babados, sobressaia e decote adornado com babadinhos de renda. Penteado baixo com cachos laterais, luvas, chapéu e leque
.

PRÊMIO: Corset da Loja Belladona.


Melhor Releitura Feminina:


 
1º Lugar: Underwear Vitoriana.
Nos encantamos com a originalidade e ousadia do traje que é composto apenas de underwear do fim da Era Vitoriana!
Chemise e drawers de algodão e corset (sim, corset era underwear!). O anacrônismo entra com as meias de malha de algodão, sapatinho e as luvas atuais
.
PRÊMIO:
Enfeite da Dama Da Lua Gargantilhas.
 


2º Lugar: Traje de luto Late Victorian.
O puritanismo vitoriano se faz presente neste traje: apenas o rosto está à mostra! Blusa bem fechada, com detalhes interessantes e saia longa com babados e volume na parte de trás. Chapéu pequeno adornado com renda e flor, caindo levemente sobre a testa e luvas curtas de tule.
PRÊMIO: Enfeite da Dama da Lua Gargantilhas.




Melhor Produção de Cena:
Mesa do grupo steampunk A.S. Rosa Negra.
Houve uma reconstituição fidedigna da decoração com muito primor sem perder a identidade do A.S Rosa Negra.
PRÊMIO:
15% de desconto na Devas Acessórios.




Para ver todas as fotos do II Picnic Vitoriano acesse o álbum no facebook:
II PICNIC VITORIANO DE SÃO PAULO

E para ver as fotos do baile noturno no Madame, acesse:
PVSP NO MADAME

Um comentário:

leandalivia disse...

Amei quando vai ter no RJ?!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...