domingo, 8 de setembro de 2013

MATÉRIA: III PICNIC VITORIANO DE SÃO PAULO

Após semanas de muito frio e tempo fechado, o sol finalmente reapareceu no domingo do dia 28/07/2013, data de nosso terceiro convescote anual. Novamente realizado no Parque Ibirapuera, dessa vez optamos por estender as toalhas abaixo da histórica figueira da Serraria, onde havíamos feito as fotos para nossa reportagem na Revista da Folha.
Veja matéria da Revista da Folha.


.
Assim como no ano passado mais de 100 pessoas compareceram ao evento (contabilizamos 101 assinaturas em nosso caderno de visitas, mas estima-se um pouco mais) e, apesar de alguns deslizes, a maioria seguiu as recomendações de dresscode e etiqueta. Além do publico revivalista, mais de uma dezena de fotógrafos, inúmeros curiosos e também dois veículos de mídia - TV Gazeta e GNT - que realizaram entrevistas com o grupo (veja os links ao final da postagem).


 Os organizadores Freon Heart, Priscilla Fernandes e Rommel Werneck:

 Novamente, a grande maioria aderiu ao dresscode e tivemos um bom número de réplicas, looks historicamente fidedignos e releituras coerentes com a nossa proposta. Abaixo, selecionamos alguns bons figurinos:



Após o convescote e muitas fotos, o fundador Rommel Werneck condecorou 15 membros revivalistas com a Medalha Eugenie de Montijo, rainha consorte da França no séc. XIX e possível inventora da crinolina, pelo histórico de participação, estudo e envolvimento com o grupo PVSP. 

Os condecorados foram os organizadores Freon Heart, Priscilla Fernandes e Sana Skull, além dos presentes:
Mara Sop, Sileide d'Amico, Yuri Santos Pereira, Cleusa Vargas, Melissa Vargas, Sleypnir Hel , Paola Carsten, Juliana Lopes e Marcelo Frater. E os ausentes: Andre Saga, Noemi dos Santos e Isabela Pivetta.

Condecoração oferecida pelo fundador do grupo PVSP.

Exemplo de Certificado

Depois, realizamos o nosso tradicional sarau, com declamação de poesia, canto e música:


                  
No final da tarde, apresentação de Esgrima Renascentista com nossos amigos da Frater Pendragon.

Vídeo da reportagem feita pela TV GAZETA: 
OBS: O dresscode do III Picnic Vitoriano foi da Idade Média (400 d.C) à Primeira Guerra Mundial (1914), mas sempre acontece de um ou outro conviva errar na linha do tempo devido pouca intimidade com moda histórica. Salientamos que o grupo PVSP, quando solicitado, orienta os veículos de mídia a entrevistarem as pessoas dentro do dresscode estabelecido, portanto lamentamos, mas não é de nossa responsabilidade equívocos da mídia.


PREMIAÇÃO
A organização do PVSP junto das marcas que patrocinaram o evento, julgam necessário premiações nessa fase inicial do revivalismo no Brasil porque incentiva e valoriza o uso do dresscode e da pesquisa histórica.
Nessa edição, a quantidade de prêmios permitiu premiar apenas os trajes históricos. A escolha dos vencedores foi feita pelos organizadores do Picnic Vitoriano e não por votação pública. Motivo: consideramos necessário que os vencedores se enquadrem no que os organizadores acreditam ser modelos de traje histórico a serem seguidos em termo de qualidade, dedicação e criatividade. A etiqueta (comportamento) também foi um critério analisado.

*Neste ano optamos por julgar com menos rigidez o que consideramos histórico em relação aos anos anteriores*


1º LUGAR TRAJE HISTÓRICO FEMININO - JULIANA LOPES


Réplica de Rainha Victoria, ano 1851.
O traje é uma réplica da obra "The Opening of the Great Exhibition by Queen Victoria" e consideramos que Juliana se esforçou em tentar manter os detalhes que caracterizam o traje, como a modelagem, a silhueta, a cor e não esqueceu do penteado e dos acessórios. 



2º LUGAR TRAJE HISTÓRICO FEMININO - AMANDA MAIORQUIM 


Réplica da personagem Rose DeWitt Bukater, do filme Titanic. Traje de 1912.
A silhueta império característica da época está presente no traje, Amanda conseguiu chegar num resultado muito próximo ao figurino do filme.

Prêmio: Belladonna Corsets e Moda Alternativa





1º LUGAR TRAJE HISTÓRICO MASCULINO - LUISA ALMEIDA 


O traje de Luisa Almeida foi inspirado na fotografia de 1892 do artista Toulouse Lautrec. Os detalhes característicos da Belle Époque como a gola em pé, o chapeu e a gravata foram bem escolhidos. A jovem realizou desenhos durante o evento. 

Prêmio: Colete da Herr Ström Coletes










 2º LUGAR TRAJE HISTÓRICO MASCULINO - VITOR CARVALHO 




Principiante em nossos eventos, Vitor Carvalho chamou nossa atenção pelo traje escuro, porém purista e dentro da Era Vitoriana. O prêmio são gravatas vintage adquiridas pelo sr. Rommel Werneck para o acervo do PVSP.












 MELHOR CONJUNTO/PRODUÇÃO DE CENA - SILEIDE D'AMICO

Além do traje Rococó, Sileide apresentou um penteado histórico muito bem feito e admirado. Sua toalha de picnic era coerente com a época escolhida, contendo tons pastel, pettit fours, além de decoração e utensílios com estética adequada.
Prêmio: Devas Acessórios 

Nota: Apesar do envolvimento e participação da maioria, a organização do Picnic Vitoriano São Paulo repudia a deselegância de alguns presentes que, infelizmente, não socializaram, não respeitaram o sarau, não colaboraram com a realização da linha do tempo e deixaram sobras de comida e lixo pelo parque. Sabemos que foram poucas pessoas mas é essencial denunciarmos esse tipo de postura para que os eventos continuem sendo realizados com sucesso por um público realmente disposto e interessado.
GUIA DE ETIQUETA PVSP


Para ver todos as fotos, acesse o álbum do facebook:
III PICNIC VITORIANO DE SP



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...